ESTAÇÃO DE MONTA - INICIO
- contatoaprisconet
- 7 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

A definição do período ideal para realização da estação de monta, depende da avaliação de diversos fatores, ocorrendo diferenças entre regiões, sistema de produção e entre produtores.
Sabendo que a estação de monta é uma prática que permite planejar o período de nascimento, e consequentemente o período de venda das crias. Assim é possível por exemplo, planejar o nascimento em períodos de melhor oferta de alimento, e a venda das crias nos meses de menor oferta de animais no mercado, onde consequentemente o produtor poderá conseguir melhor preço. A maioria dos produtores em sistema semi-intensivo e extensivo planejam para que a estação de nascimento ocorra no período de maior oferta de alimentos, já que a alimentação adequada do rebanho é a maior dificuldade. A maior oferta de alimento ocorre no período chuvoso, porém, é importante evitar as épocas de maior intensidade de chuva, pois estas podem até provocar a morte das crias.
Antes de tudo, o produtor precisa saber: para que os animais sejam submetidos a cobertura, matrizes e reprodutores precisam estar com boa condição corporal, para se obter bons índices de prenhez. Ter consciência que após o parto irá aumentar a demanda de alimento, já que vai aumentar o número de animais no rebanho, e precisam ser bem alimentadas para que atinjam o peso ideal na idade planejada. Após verificação destes pontos é hora de definir o melhor mês ou meses para nascimento das crias, a estação de monta será planejada cinco meses antes, que é o período de gestação das cabras e ovelhas. E sua duração dependerá do rebanho, quando for a primeira vez a ser realizada estação de monta, essa deve ser realizada por 60 dias, nas estações seguintes esse período pode ser reduzido para 45 dias.

Comentarios